g1

A linda amizade de Lica e o Pardal


LIVRO EM PDF

TEXTO

A LINDA AMIZADE DE LICA E O PARDAL.
AUTOR: JUCIELDO DIOGO
ILUSTRADOR: FELIPE DIAZ. 

Em um belo dia, a boneca Lica se banhava cheia de alegria, em um lago próximo da estrada onde sempre caminhava. E como sempre acontecia lá aparecia o pardal Lalau, que dela sempre zombava.
Tri, tri, tri, trão, trão, trão
Lica é esquisita e não tem coração.
Tri, tri,tri, trá,trá,trá,
Lica é de pano e não pode amar.
Lica, tristonha, começava a chorar e em grande solidão pôs-se a lamentar:
Em que dia e hora, essa zombaria vai embora?Queria tanto que fosse agora!
Voltando pela estrada encontrou dona onça pintada, no meio de um carnaubal, que lhe deu uma idéia nada legal.
__Pegarás uma pedra, jogarás no zombador, deixando ele ferido e sentindo muita dor. Depois daí tudo irá mudar, ganharás um coração, bem contente para amar!
Ao chegar, em casa, o pardal já estava lá, disposto e esperando para a zombaria recomeçar.
Tri, tri, tri, trão, trão, trão
Lica é esquisita e não tem coração.
Tri, tri,tri, trá,trá,trá,
Lica é de pano e não pode amar.

Foi quando a boneca uma pedra ali pegou, e numa jogada certeira, o pardal machucou, deixando-o ferido e gemendo de muita dor.
A promessa da tal onça não aconteceu. A boneca, então, percebeu que fizera tudo em vão. Foi apenas enganada, pela danada onça má, que com sua mentira, fez Lica ali chorar.
Comovida com aquilo que fizera com o pobre pardal, decidiu levá-lo para casa e consertar aquele mal. Deu carinho, remédio e atenção.
Tornaram-se amigos e trocaram gratidão. Foi aí que, de repente, algo aconteceu, no seu peito direito um coração ali bateu. E felizes da vida uma amizade ali nasceu.
O pardal Lalau aprendeu que não deve das pessoas zombar e sempre que possível atos feios evitar. Com carinho, desculpas e união, Lica pode perceber que a vingança não é boa não. E que a partir de seu perdão, ganhou seu coração.
E todos os dias, bem cedinho, pela estrada iam os dois a cantar, vendo o sol devagarzinho, nas montanhas despontar. Caminhavam sem parar, indo pela floresta, muito alegres e contentes, como quem vai a uma festa.
Dali floresceu a amizade da boneca e seu novo amigo pardal, que agora só ia cantar para as pessoas alegrar. Ele aprendeu que respeito é importante, para ter vida boa, daquele dia em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário